/

Acção de Sensibilização: Normas e Procedimentos de Segurança e Saúde no Sector Florestal e Sua Relação com a Certificação Florestal

No passado dia 5 de Maio a APAS Floresta, em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), STIHL e Câmara Municipal do Cadaval, organizou uma acção de sensibilização subordinada ao tema "Normas e Procedimentos de Segurança e Saúde no Sector Florestal e Sua Relação com a Certificação Florestal".

Esta acção foi direccionada para trabalhadores florestais, nomeadamente madeireiros e sapadores florestais, e teve como objectivo promover a segurança e saúde no trabalho no meio florestal.

A sessão de abertura contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, o Professor José Bernardo, e do Engº Nuno Ulpiano, membro da direcção da APAS Floresta. Seguidamente, abordaram-se temas como a relação da certificação florestal com o trabalho florestal; segurança e saúde no trabalho e principais obrigações legaisacidentes de trabalho florestal em números e boas práticas no sector florestal, que tiveram como oradores a Engª Rute Santos da APAS Floresta, a Engª Orlanda da Costa, a Engª Cristela Faustino e a Drª Filomena Teixeira da ACT, respectivamente.

Da parte da tarde, o evento contou com uma componente prática apresentada pelo Engº Carlos Montemor da ACT e pelo coordenador das equipas de Sapadores Florestais da APAS Floresta (João Ribeiro), onde foram exemplificados e explicados os procedimentos e cuidados a ter com o uso de tractores agro-florestais e equipamentos moto-manuais.

Esta acção contou com a presença de cerca de 50 participantes, e teve forte adesão por parte dos membros do Grupo de Cadeia de Custódia da APAS Floresta, nomeadamente: Adriano & Neves, LDA; MADBIOSANTOS, LDA; Claro & Miranda, SA, WOODSER II - Floresta, LDA e Alípio Rosa - Comércio de Madeiras e Cortiça, Unipessoal, LDA.

Pela forte adesão e por todo o interesse demonstrado, esta foi mais uma iniciativa de sucesso da APAS Floresta.