A gestão florestal sustentável e a sua acreditação, surge atualmente como um novo desafio imposto aos produtores florestais, pelas atuais tendências de mercado, cada vez mais exigente e competitivo, pelas recentes exigências ambientais e pelas cada vez mais visíveis exigências sociais.
Gerir uma floresta de forma sustentável, significa administrar e explorar os seus recursos de uma forma e a um ritmo que mantenha a sua produtividade, diversidade biológica, capacidade regenerativa, vitalidade e potencial para realizar, no presente e no futuro funções ecológicas, económicas e sociais relevantes aos níveis local, regional e global, não causando danos a outros ecossistemas.
Em Portugal existem dois sistemas de certificação: FSC ® - Forest Stewardship Council® e PEFC ™ – Pan European Forest Certification Council.
Em 2007 a APAS Floresta criou o Grupo de Gestão Florestal Certificada da APAS Floresta (GGFC APAS Floresta), o qual foi reconhecido pela primeira vez em outubro de 2008, pelo sistema de gestão florestal FSC®, mantendo-se até à data.
A norma de certificação FSC® assenta no cumprimento de 10 princípios e 56 critérios, dos quais apenas não é aplicável em Portugal o princípio 3:
P1: Cumprimento da legislação: respeito pelas leis nacionais e pelos acordos internacionais
P2: Proteção dos direitos dos trabalhadores e das condições de trabalho
P3: Reconhecimento e proteção dos direitos dos povos indígenas (não aplicada a Portugal)
P4: Relações com as comunidades: salvaguarda do bem-estar das comunidades locais
P5: Benefícios da floresta: uso eficiente dos produtos e serviços florestais
P6: Valores e impacte ambientais: conservação dos serviços dos ecossistemas
P7: Planeamento da gestão florestal
P8: Monitorização e avaliação da floresta e da gestão florestal
P9: Proteção dos Altos Valores de Conservação
P10: Implementação das atividades de gestão
O GGFC da APAS Floresta abrange atualmente o território nacional, resultado de uma procura cada vez mais crescente dos proprietários e produtores florestais pela valorização dos seus produtos e uma melhoria na gestão florestal praticada.
O âmbito do Certificado do nosso Grupo abrange: rolaria de Eucalyptus sp., rolaria de pinheiro (Pinus pinaster e P. pinea), cortiça e pinhas de pinheiro manso, tendo o proprietário a possibilidade de vender estes produtos com uma bonificação. O proprietário/produtor aderente do sistema é livre de efetuar a venda a qualquer intermediário, devendo sempre respeitar as regras e procedimentos dos sistema de gestão florestal sustentável implementado pelo grupo.
A área florestal certificada no âmbito do GGFC APAS Floresta é maioritariamente ocupada por eucalipto, e seguida por sobreiro, pinheiro bravo e pinheiro manso.
(Código de Licença: FSC-C002871)