No passado dia 3 de setembro a APAS Floresta e a Celpa organizaram uma sessão prática, dirigida a prestadores de serviços florestais, cujo objetivo foi divulgar e explicar as Boas Práticas Florestais para uma gestão mais eficiente dos eucaliptais.
A sessão foi conduzida pela Engª Rute Santos, coordenadora técnica da APAS Floresta; pela Engª Helena Rodrigues, técnica da Celpa responsável pela região Oeste; pelo Engº António Sousa Macedo, coordenador nacional do programa Limpa e Aduba e pelo Engº José Rafael da The Navigator Company, que deu a conhecer as melhores técnicas e alturas para se adubar, assim como a fase de desenvolvimento em que as árvores devem estar e onde se deve colocar o adubo.
A sessão terminou com a exemplificação do controlo da vegetação espontânea com meios moto-manuais e corta-mato por parte dos Sapadores Florestais da APAS Floresta e do prestador de serviços Aníbal Paulino, respetivamente. Foi demonstrada a melhor técnica de aplicação de herbicida na luta contra a vegetação espontânea na linha de plantação, o controlo de rebentos (seleção de varas) com tesoura elétrica e aplicação manual de adubo.
Durante o mês de outubro prevê-se realizar uma segunda sessão prática no âmbito do programa Limpa e Aduba, apenas dirigida a proprietários/produtores florestais, a qual será oportunamente divulgada.